Marque presença nas redes sociais

Na atualidade, para ter um espaço terapeutico de sucesso, estar no meio digital é algo básico que a grande maioria dos terapeutas e espaços já fazem. Principalmente os que estão em processo de crescimento profissional e buscando mais visibilidade.

Dito isso, criar um perfil profissional para o seu espaço nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, é essencial. Você deve publicar conteúdos interessantes e relevantes para seus pacientes, como dicas de saúde e registros de cursos e formações que você realizar, tudo para aumentar sua credibilidade.

Uma grande tendência para esse ano são os conteúdos em vídeos. Esse tipo de marketing é um dos que mais ajudam na hora de conversão de pacientes para o seu consultório, então explore muito bem essa mídia.

Além disso, quando o seu público vê o espaço em suas redes sociais e tem acesso a conteúdos interessantes, você está proporcionando engajamento orgânico — ou seja, gratuito — para o seu consultório. Então, seus posts precisam ter hashtags relevantes e conteúdos atrativos.

Invista em tráfego pago

Uma alternativa mais rápida de impulsionar seu espaço é investir em tráfego pago. Contudo, diferente das redes sociais, esse meio de divulgação precisa de investimento monetário.

Existem dois tipos de segmentação e divulgação principais no meio do marketing digital. Não necessariamente um é melhor que o outro, são formas alternativas de conseguir pacientes.

Primeiramente, temos o tráfego orgânico. Nesse caso, você precisa contar com um time habilidoso de desenvolvedores de conteúdo, que entendam de otimização de buscas, técnicas de divulgação, posts interessantes de acordo com o público etc.

Já a técnica de tráfego pago é o método de pagar para que o Google mostre os seus conteúdos de forma destacada para os usuários. Com ela, você também vai precisar de ajuda para ter um conteúdo e anúncio chamativo, porém, o resultado vem mais a curto prazo com o investimento.

O tráfego pago é uma maneira simples e barata de divulgação, para aqueles que estão com pressa para atrair pacientes. Neste sentido, uma alternativa interessante de usar esse método é construir uma campanha por meio do Facebook Ads, que promove propagandas tanto para o Facebook, quanto para o Instagram.

Desenvolva um site de qualidade

As redes sociais são importantíssimas na hora de desenvolver um bom marketing digital para terapeutas. No entanto, além de marcar presença nas redes, com conteúdos interessantes, ter um site de qualidade também é essencial.

Quando uma pessoa tem dúvidas sobre sua saúde, uma das ações mais comuns é fazer uma pesquisa no Google. Por isso, é importante que seu site apareça nessa busca, assim, você se torna referência de qualidade e conquista novos pacientes.

Contudo, para que isso aconteça é necessário otimizar os mecanismos de busca do seu site, dessa forma, você terá mais chance de aparecer nas pesquisas. Neste sentido, sua técnica de SEO precisa ser muito apurada.

Na hora de desenvolver seu site, você precisa que algumas informações básicas sobre seu espaço constem no site: dados sobre o(s) terapeuta(s) e suas especialidades, endereço, botão de agendamento, entre outras coisas.

Além disso, você também pode ter um blog, para publicar conteúdos mais extensos que vão ajudar os pacientes e mostrar seu conhecimento sobre o assunto. Tudo isso faz parte das estratégias de marketing de atração para terapeutas.

Esteja também no marketing offline

Apesar da maioria da população estar conectada e usar os meios digitais como principal ferramenta de busca e informações, ainda há pessoas que não passaram pela inclusão digital ou preferem outros meios para receberem notícias e novidades.

Há, inclusive, pessoas que preferem um contato mais físico na hora de procurar um lugar ou informações para fazer suas consultas terapéuticas. Dito isso, trabalhar com folders, outdoors, cartões de visitas e anúncios em jornal, dependendo da sua região é uma alternativa interessante.

Outra opção ainda nesse segmento, são os anúncios no rádio e na tv. Adquirir comerciais nesses meios de comunicação podem ser opções interessantes, apesar de serem segmentações mais caras.

Por isso, trabalhar também com o marketing offline é um complemento às divulgações online de espaço terapeutico. Lembre que isso pode envolver investimentos regulares, mas também é possível escolher opções mais baratas e fazer a divulgação do espaço gastando pouco.

Conheça seu público

Para criar estratégias de marketing que sejam efetivas e evitar gastos desnecessários, é importante que o espaço saiba com precisão qual o seu público-alvo.

Isso envolve conhecer a faixa-etária dos seus pacientes, qual meio de comunicação eles mais usam, em quais redes sociais eles estão presentes e o mais importante: o motivo pelo qual eles escolheram você e seu espaço para fazer as suas consultas.

Dito isso, é importante que os terapeutas pratiquem a empatia com seus pacientes. Uma visita a um consultório para fazer uma consulta não é um momento fácil, as pessoas muitas vezes estão fragilizadas, então, é importante desenvolver esse sentimento.

Além de praticar a empatia, também é essencial possuir informações sobre seus pacientes, por isso, contar com um sistema de gestão que possa te oferecer relatórios sobre seus pacientes é indispensável.

Conhecendo seu público, você poderá traçar metas mais realistas e estratégias de marketing mais condizentes com seus desejos. Vale ressaltar que quanto mais direcionado seu marketing é, mais efetivo e barato ele se torna.

Tenha opções para o agendamento

O agendamento tradicional, por telefone, ainda é muito popular em espaços terapeuticos. No entanto, o ideal é subir um degrau para ser referência no mercado.

Então, a melhor opção é contar com um sistema inteligente de agendamento que facilite a distribuição de consultas, a comunicação com os pacientes e o cadastro de novas pessoas.

Com essa ferramenta, você tem o controle completo da agenda de seu consultório de forma ágil e tranquila, sem ter que lidar com vários papéis que podem ser extraviados. Isto facilita o agendamento, otimiza o trabalho da sua equipe e transforma a sua gestão do espaço terapeutico.

Além disso, com esse sistema você diminui as faltas dos pacientes, envia sms automáticos para a confirmação de consultas, acaba com a papelada acumulada pelo escritório, tem gráficos dinâmicos divididos em cores e muito mais.

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